terça-feira, 10 de março de 2009

PENA DESCASCA MAÇÃS

CRÓNICA
Casal d`Anja Vs Maçãs D. Maria 6-4

- Perante uma assistência a rondar as três dezenas de adeptos, Casal d`Anja e Maçãs de Dona Maria, defrontaram-se no Pavilhão Municipal de Vieira de Leiria.
Num confronto onde qualquer um dos emblemas poderia ter saído vencedor, a emotividade e o bom futsal, foram os ingredientes principais.
Os Maçanenses entraram a dominar, mas, pertenceu à formação da casa, o primeiro remate à baliza.
Segundos depois do quinto minuto, Miguel Lourenço abriu o activo, para o Maçãs, com um potente e colocado remate, desferido sobre a ala esquerda. Marino, mal batido, não ficou isento de responsabilidades, pelo facto de se encontrar mal colocado, entre os postes.
Volvidos dois minutos, Rui Ferreira numa jogada de insistência, ganhou a posse de bola e desferiu um remate certeiro à baliza de Tiago. Com a obtenção do empate a formação Vieirense reorganizou-se, passando a desenvolver o seu jogo, maioritariamente, na meia quadra Maçanense. Os visitantes defenderam, neste período, muito junto à sua área, mas, protagonizaram inúmeros lances de perigo, junto à área opositora, sempre que saíram em contra-ataque.
Aos dez minutos e trinta segundos, numa jogada de envolvência de todo o conjunto, o Maçãs voltou a colocar-se no comando do marcador, quando Hilário se limitou a encostar o pé à bola, à entrada da baliza Vieirense.
A meio da etapa inicial, Pena começou a imergir no jogo. Do lado opositor, Miguel Lourenço e Rodrigo, eram os elementos mais influentes e perigosos do conjunto.
Telmo de regresso ao seu melhor serviu Pena para a obtenção do empate. O “puto maravilha” recebeu a bola sob oposição adversária, e, perante a mesma oposição, rematou à baliza de Tiago, que pouco ou nada pode fazer.
Os visitantes voltaram à carga, colocando a defensiva canarinha por diversas vezes em dificuldades, perante as constantes e rápidas trocas de bola.
A contrariar o domínio momentâneo dos Maçanenses, o Casal d`Anja adiantou-se no marcador, por intermédio do “puto maravilha”. Pena aproveitou brilhantemente o amortecimento de Otelo ao centro de Telmo, para fuzilar na “cara” Tiago.
Na reposição da bola em jogo, o Maçãs voltou a igualar a partida, por intermédio do recém entrado Diogo. O jogador Maçanense aproveitou, muito bem, um desentendimento entre Ramos e Pena, para rubricar um remate indefensável, à baliza de Marino.
Aproveitando o pior período dos Maçanenses, o Casal d`Anja assumiu e ampliou a vantagem no marcador. Pena, em grande forma, assinou mais um bis, antes do intervalo. No primeiro, correspondeu muito bem a uma excelente abertura, de Otelo, iludindo de seguida o guarda-redes Tiago. No segundo, e, na transformação de um livre, a sancionar uma falta cometida sobre si, aproveitou uma abertura na barreira, para iludir Tiago pela quarta vez.
A formação Vieirense recolheu aos balneários, em vantagem (5-3), mas com a convicção de que nada estaria ganho, simplesmente mais facilitado. Rui Fragoso fez sentir ao conjunto que o adversário não era fácil, e, que tinha argumentos muito válidos, para virar o jogo e o resultado.
A etapa complementar abriu, praticamente, com o quarto tento visitante. Aproveitando uma confusão, dentro da aérea do Casal d`Anja, Miguel Lourenço fuzilou as redes locais, reduzindo a desvantagem no marcador. Dai até o apito final suar, o jogo decorreu com muita emotividade e empenho, por parte dos jogadores dos dois conjuntos. O domínio do jogo foi repartido pelas duas equipas, tendo a formação da casa passado a utilizar frequentemente o contra-ataque.
Miguel Lourenço e Rodrigo foram sempre uma pedra na sapatinha dos Homens da casa, que tiveram em Marino, o antídoto para eliminar as intenções forasteiras. Telmo e Rui voltaram ás boas exibições e Pena reafirmou-se como o futuro sucessor de Reinaldo. Otelo, mais uma vez, foi importantíssimo na mecânica do conjunto, assumindo muito bem o papel de ponte, entre a defensiva e o ataque. A selar esse brilhante desempenho, o capitão canarinho, fechou as contas finais (6-4), ao facturar o sexto tento.
Com este resultado o Casal d`Anja isola-se na segunda posição da tabela classificativa, ao passo que o conjunto Maçanense desce uma posição, ficando a ocupar o sexto posto.