segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

ANSIÃO Vs CASAL d`ANJA - 10ª Jornada

- O conjunto de Vieira de Leiria deslocou-se este sábado a Ansião, a fim de realizar o jogo referente à décima jornada do campeonato distrital de futsal.
Nas bancadas do excelente pavilhão gimnodesportivo de Ansião, estiveram pouco mais de duas dezenas de adeptos, a assistir ao confronto entre a equipa local e o Casal d`Anja.
Numa primeira parte onde o futsal praticado foi de baixa qualidade, as duas equipas findaram-na com um empate a uma bola.
A segunda parte revelou uma outra atitude por parte dos dois conjuntos e com ela um futsal bem mais vistoso e interessante. A formação da casa arriscou mais, e os Vieirenses praticaram um futsal mais agressivo e veloz. Tirando partido disso mesmo, o Casal d`Anja rubricou uma segunda parte mais condizente com o seu valor. O Ansião demonstrou ter realizado o trabalho de casa bem feito, mas ainda insuficiente para conseguir levar de vencida o conjunto de Vieira de Leiria.
Em termos individuais há a destacar a exibição de Pena, o puto maravilha. Quem presenciou o jogo e o hat-trick do jovem, por certo compreendeu o porquê do apelido “puto maravilha”.



REGRESSO ÀS VITORIAS

- Dado o pontapé inicial, ambas as equipas evoluíram sobre o sintético do gimnodesportivo.
O capitão Otelo foi protagonista do primeiro remate às balizas. Decorria o minuto dois quando Otelo alvejou, sem sucesso, a baliza à guarda de Paulo Gomes.
Os Vieirenses inauguraram o marcador bem cedo, por intermédio do inevitável Reinaldo. O placar registava o 4º minuto de jogo, quando Reyna deu o melhor seguimento a uma bola cruzada ao segundo poste, por Rui Ferreira.
No minuto seguinte, Telmo, o patrão da defensiva canarinha, negou a finalização a Leonardo, já dentro da área.
Até ao momento o Casal d`Anja assumia o controlo do jogo por completo, com o maior tempo de posse de bola, com o maior numero de remates e jogando a maioria do tempo no meio campo do Ansião. Equipa que se limitava a defender, bem, e explorar ocasionalmente o contra-ataque.
Após os 11 minutos, momento em que o Ansião beneficiou do seu tempo técnico. A equipa local passou a importunar mais a baliza à guarda de Marino. A formação local colocou por diversas vezes a defensiva do Casal d`Anja em dificuldades. Leonardo, o jogador mais esclarecido do Ansião, foi também o que mais dores de cabeça causou aos defensores canarinhos, com os seus rasgos individuais sobre a ala esquerda.
Ao 17º minuto, marino após hesitação, que lhe poderia ter saído cara, mergulhou aos pés de Jorge, anulando uma perigosa situação de golo.
19º minuto, José Luís Simões foi a primeira alteração efectuada pelos locais, vindo a revelar-se fundamental para o resultado ao intervalo.
Ao 20º minuto Reinaldo obriga Paulo Gomes a aplicar-se, desviando por instinto o esférico para canto, do qual não surgiu perigo para o Ansião. Na jogada seguinte Marino vê a cartolina amarela, depois de ter jogado a bola com as mãos, fora da área, segundo a análise feito pelo árbitro principal.
Otelo uns furos abaixo do seu rendimento habitual, desperdiçou de cabeça, dentro da área, uma soberana oportunidade para ampliar a vantagem.
Leonardo volta a desperdiçar nova oportunidade para facturar, rematando à figura de Marino, aos 22 minutos. No contra-ataque o Casal d`Anja acercou-se da área do Ansião, tendo Reinaldo conseguido mesmo entrar nela, rematando na passada, com estrondo, ao poste direito de Paulo Gomes.
Entretanto, Otelo volta a pecar na finalização, depois de uma bonita tabelinha com Reinaldo, rematou para uma grande defesa do guarda-redes.
O 26º minuto surgiu e com ele a substituição de Reinaldo por Pena, momento muito bem aproveitado pela formação do Ansião para fazer o seu golo de honra. O recém-entrado José Luís Simões foi o autor do golo.
Aos 28 minutos o incansável Leonardo voltou a colocar a defensiva canarinha à prova após rubricar uma jogada individual, rematou sobre a trave da baliza.
O final da primeira parte foi assinalado, terminando com um primeiro tempo pouco atractivo para os amantes do futsal. A formação locar praticou um futsal difícil de identificar, embora tenha estado muito bem tacticamente. O Casal d`Anja nunca conseguiu criar espaços na teia montada pelo Ansião, embora tenha dominado.
No balneário do Casal d`Anja o descontentamento foi evidente no rosto dos jogadores. Rui Fragoso pediu aos seus pupilos mais movimentação e rapidez.
A etapa complementar abriu praticamente com o segundo golo forasteiro. Pena fuzilou Paulo Gomes, depois de vários ressaltos de bola dentro da área do Ansião.
Volvidos dois minutos e na cobrança de um livre sobre o lado esquerdo, Ramos bombardeou as redes opositoras, com um forte remate, só detido pelo interior das redes do Ansião.
Ao 37º minuto Telmo com a posse de bola e sendo o último jogador do Casal d`Anja, tentou sair a jogar com a bola controlada sem sucesso, sendo desarmado por um opositor. Marino perante tal cenário foi obrigado a sair de entre os postes, evitando males maiores para as suas redes. Nesta jogada os locais pediram falta de Marino, argumentando que o guarda-redes tinha desviado a bola com o braço já fora da área.
O 43º minuto foi um momento de magia, ao alcance de poucos. Ramos após uma leitura perfeita às desmarcações, efectuou um passe de trivela a trinta metros de Telmo que recebei de forma perfeita, fuzilando na passada as redes de Paulo Gomes.
A vencer por 4-1 o Casal d`Anja aumentou os seus níveis de confiança, soltando-se para um final de partida brilhante.
A meio da etapa complementar Telmo surgiu cara a cara com Paulo Gomes, tendo o Guarda-redes levado a melhor sobre o vieirense. No contra-ataque o Ansião criou perigo junto da baliza do Casal d`Anja, por intermédio de Bruno Dias, obrigando Marino a aplicar-se a fundo.
Reinaldo apesar de ter realizado uma exibição menos conseguida, tornou-se influente mais uma vez aos 54 minutos após ter sofrido uma falta à entrada da área, sobre o lado esquerdo. Pena a realizar um jogo de encher o olho, desfrutou assim de um livre à sua medida. Ainda a barreira do Ansião finalizava o seu posicionamento quando Pena aplicou ao esférico o seu potente remate de pé esquerdo, coroado com o beijar do esférico às redes.
Volvidos três minutos, Jorge à entrada da área rematou ao poste, com Marino já batido, desperdiçando o segundo tento para os locais.
A um minuto do final, o Casal d`Anja beneficiou de um livre de 10 metros. Pena chamou a si o protagonismo da marcação, convertendo o livre em golo e assinando o seu primeiro Hat-trick.
As contras do resultado estavam feitas 1-6 para o Casal d`Anja, mas o jogo não terminou sem que o Ansião volta-se a enviar a bola ao poste da baliza dos forasteiros, por intermédio de Miguel Cunha.
Num jogo de futsal atípico, venceu a equipa que ainda assim melhor futsal praticou e melhor aproveitamento teve nos lances de finalização. Nota de destaque para a cultura defensiva evidenciada pelo Ansião.